O WordPress pode ser simples e fácil de usar, mas erros de site que causam tempo de inatividade podem fazer com que os proprietários do site entrem em pânico.
Um proprietário típico de site WordPress geralmente não tem uma equipe dedicada para manutenção do site. Quando um erro de site faz com que um site trave, o ônus recai sobre o proprietário do site para colocá-lo de volta em funcionamento.
Felizmente, como o WordPress é usado por mais de um terço dos sites do mundo, os erros que causam o tempo de inatividade do site também são bastante comuns. Nos EUA, por exemplo, o WordPress alimenta quase metade de todos os sites. No entanto, com uma grande adoção, surgem armadilhas técnicas frequentes – especialmente quando atualizações, conflitos de plug-ins ou ambientes de hospedagem não são gerenciados adequadamente.
Resumindo, se você estiver vendo um erro, milhares de outros proprietários de sites já enfrentaram o mesmo problema antes e há uma solução padronizada para isso.
Neste blog
- Como corrigir ‘Erro interno do servidor 500’?
- Como corrigir ‘Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados’?
- Como corrigir ‘Tela Branca da Morte (WSOD)’?
- Como corrigir ‘Erro de análise – erro de sintaxe’?
- Como corrigir erros de memória esgotada?
- Como corrigir ‘O site está enfrentando dificuldades técnicas’?
- Como corrigir ‘Brevemente indisponível para manutenção programada’?
- Como corrigir erros 404?
- Como corrigir erro de upload de imagem?
- Como corrigir erros de login de administrador do WordPress?
- Como corrigir erros de e-mail do WordPress?
- Como corrigir os problemas de SSL do seu site?
- Como corrigir ‘502 Bad Gateway’?
- Como corrigir erros de postagem agendada?
Vamos analisar cada erro do site em detalhes.
#1: Como corrigir ‘Erro interno do servidor 500’?
O erro interno do servidor 500 ocorre quando algo dá errado no servidor do seu site, mas a natureza exata do problema é desconhecida.
Corrigir o 500 interno é mais tedioso do que alguns outros erros porque os proprietários do site não conseguem identificar sua causa exata. Existe um protocolo estabelecido que você pode seguir para diagnosticar e corrigir o erro. Você pode seguir o guia aqui para obter mais informações:
Ler: Como corrigir o erro interno 500?
Os pontos a seguir explicam brevemente o processo de solução de problemas:
- Problema de cache: basta limpar o cache do navegador e recarregar o site novamente. Se funcionar, significa que o erro foi um simples problema de cache.
- Arquivo Htaccess: Um arquivo .htaccess corrompido também pode causar um erro 500 interno. Basta renomear seu arquivo htaccess e ver se o seu site carrega corretamente. Em caso afirmativo, faça login no painel de administração do seu site e salve suas configurações de link permanente uma vez. Isso criará um novo arquivo htaccess em seu servidor. Você pode então excluir o antigo arquivo htaccess renomeado.
- Memória PHP: Este erro pode aparecer se sua memória PHP estiver esgotada. Nesse caso, é melhor que você peça ao seu provedor de hospedagem instruções sobre como aumentar o limite de memória.
- Desativar plug-ins e temas: Conflitos de plug-ins e temas também podem causar 500 internos. Basta renomear toda a pasta do plug-in e carregar o site. Você pode renomear a pasta no cPanel do seu site ou por meio de um cliente FTP como o FileZilla. Se o erro desaparecer, nomeie a pasta de volta para plug-ins novamente, abra a pasta e comece a renomear cada plug-in, um de cada vez. Dessa forma, você pode destacar qual plug-in está causando o erro em primeiro lugar. Repita o mesmo processo para sua pasta de temas.
- Permissões incorretas: Permissões erradas podem fazer com que seu site mostre 500 internos. Para resolver isso, abra o diretório do site e veja as permissões atribuídas a cada arquivo e pasta. Você pode perguntar ao host do seu site quais são as configurações recomendadas.
#2: Como corrigir ‘Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados’?
Assim como o erro interno do servidor 500, o ‘erro ao estabelecer conexão com o banco de dados’ também é causado no servidor do seu site.
Esse erro ocorre quando a conexão do site e do banco de dados é interrompida.
Há muitos motivos pelos quais sua conexão com o banco de dados pode ser interrompida:
- Problema de cache: Limpe o cache do navegador e recarregue o site. Se funcionar, o erro estava sendo causado por um problema de cache.
- Arquivo Wp-config: Seu arquivo wp-config pode conter as credenciais erradas, o que impediria seu site de fazer login no banco de dados. Abra seu arquivo wp-config.php do seu cliente cPanel ou FTP. Aqui você pode verificar se o nome de usuário e a senha do seu banco de dados estão corretos. Você também pode verificar se as permissões do arquivo estão definidas corretamente.
- Reiniciar banco de dados: pode ser necessário reiniciar o banco de dados caso sua memória SQL tenha se esgotado. Idealmente, seu provedor de hospedagem deve ser capaz de fazer isso por você. Você também pode fazer isso sozinho seguindo as instruções do guia abaixo.
- Reparar banco de dados: O WordPress possui um mecanismo de reparo de banco de dados embutido que pode ser acionado a partir do seu arquivo wp-config. Basta adicionar um comando no arquivo e carregar o URL de reparo do seu site para iniciar o processo. O guia explica esse processo em detalhes.
Ler: Como corrigir ‘Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados’ em seu site WordPress?
#3. Como corrigir ‘Tela Branca da Morte (WSOD)’?
A Tela Branca da Morte aparece na forma de uma tela em branco sem mensagem de erro. É um dos erros mais comuns que um site WordPress pode encontrar.
Geralmente, o WSOD é causado pelo esgotamento do limite de memória PHP do seu site. Também pode acontecer devido a um problema de cache ou até mesmo a um conflito de plug-in ou tema.
Você pode seguir este guia para saber mais sobre como diagnosticar e corrigir o WSOD.
Ler: A tela branca da morte do WordPress: o que é e como corrigi-la?
Embora o nome pareça sinistro, consertar o WSOD envolve um processo bastante simples. Você pode evitar que esse erro ocorra certificando-se de que seu limite de memória seja alto e atualizando plug-ins e temas em um site de teste.
#4: Como corrigir ‘Erro de análise – Erro de sintaxe’?
Também conhecido simplesmente como erro de sintaxe, geralmente ocorre quando você tenta adicionar trechos de código personalizados ao seu site.
O erro de sintaxe destaca essencialmente que há algo errado com o código que você adicionou ao seu site. Para corrigir o erro, basta encontrar a linha onde esse erro está ocorrendo e corrigir o código de acordo.
Esse erro geralmente é encontrado por desenvolvedores do WordPress que estão editando ativamente arquivos de temas e plug-ins em um site. Se você geralmente não mexe no código bruto de seus temas e plugins, esse erro não deve aparecer.
#5: Como corrigir erros de memória esgotada?
Cada serviço de hospedagem define uma determinada memória PHP para um site. Geralmente, o limite de memória definido é suficiente para o funcionamento básico de um site.
No entanto, se você estiver usando um plug-in ou tema que usa muito da sua memória PHP, seu site pode travar. A memória PHP esgotada pode levar a outros erros, como 500 interno, WSOD e problemas de conexão com o banco de dados.
A maneira direta de corrigir esse erro é pedir ao seu provedor de hospedagem para aumentar o limite. Você também pode tentar identificar qual plug-in está causando mais esgotamento de memória.
Você também pode aumentar o limite de PHP do seu site manualmente. Basta adicionar a seguinte linha em seu wp-config. arquivo php:
define( 'WP_MEMORY_LIMIT', '256M' );
Em vez de 256 MB, você também pode definir o limite para 512 MB, dependendo de seus requisitos.
Lembre-se de fazer um backup do seu site antes de editar os arquivos do site.
#6: Como corrigir ‘O site está enfrentando dificuldades técnicas’?
A atualização do WordPress 5.2 introduziu a seguinte mensagem:
O local enfrenta dificuldades técnicas
Esta mensagem aparece quando seu site enfrenta dificuldades técnicas e não pode carregar corretamente. Geralmente, esse erro é causado por um conflito de plug-in ou tema.
Quando essa mensagem é acionada, o WordPress envia um e-mail para o administrador do site. O e-mail contém um link para acessar o painel de administração do site. O administrador pode então tentar resolver o problema que está causando a exibição da mensagem de erro.
Isso geralmente envolve a desativação de um tema ou plug-in que causou a ocorrência do problema.
#7: Como corrigir ‘Brevemente indisponível para manutenção programada’?
Esta mensagem aparece quando seu site está passando por uma atualização do WordPress.
Quando uma atualização principal do WordPress é acionada, seu site é colocado em modo de manutenção. No entanto, após a conclusão da atualização, seu site ainda pode permanecer travado no modo de manutenção. Isso faz com que esta mensagem de erro apareça:
Brevemente indisponível para manutenção programada
Para corrigir esse erro, basta acessar os arquivos do seu site via cPanel ou um cliente FTP. No diretório do WordPress, você encontrará um arquivo .maintenence. Basta excluir este arquivo e recarregar seu site novamente. Deve carregar bem então.
#8: Como corrigir erros 404?
404 é talvez o tipo mais comum de erro de página da web. Normalmente, vemos páginas 404 quando uma página está quebrada ou o link solicitado está incorreto.
Se for esse o caso, a correção é muito simples e não problemática. No entanto, quando uma página que deve carregar corretamente apresenta um erro 404, você precisa dar uma olhada mais profunda.
Se uma página com o URL correto carregar uma página 404, provavelmente há algo errado com seu arquivo .htaccess. A maneira mais fácil de corrigir isso é substituir seu arquivo htaccess antigo por um novo de uma cópia recente do WordPress.
Abra seu gerenciador de arquivos através do cPanel ou FTP do seu host e substitua seu arquivo htaccess por uma nova cópia de uma nova instalação do WordPress.
Você pode baixar uma nova cópia do WordPress em seu site oficial gratuitamente. Antes de importar a nova cópia, lembre-se de fazer um backup do seu arquivo htaccess antigo.
Se isso não funcionar, é aconselhável que você fale com seu provedor de hospedagem.
#9: Como corrigir o erro de upload de imagem?
O erro de upload de imagem é visto quando você tenta fazer upload de imagens em seu site WordPress, mas vê um erro como resultado.
Existem muitos problemas que podem surgir quando você carrega uma imagem em seu site. Em alguns casos, você pode ver uma mensagem de erro como ‘ Não é possível criar o diretório wp-content/uploads/xxxx/xx/xx. Seu diretório pai pode ser gravado pelo servidor?’
Em outros momentos, você pode ver um bloco vazio depois de carregar uma imagem na biblioteca de mídia.
Esses erros ocorrem devido a permissões incorretas em seu diretório do WordPress. Alguns dos diretórios e arquivos do seu site podem receber permissões incorretas do seu host ou de um plug-in.
A correção é simples: corrija suas permissões de arquivo.
Geralmente, é aconselhável que você pergunte ao host do seu site quais são as configurações de arquivo recomendadas para vários diretórios e arquivos do WordPress. Você pode alterar as permissões por conta própria.
Para fazer isso, siga as etapas abaixo:
- Abra seu diretório WordPress via FTP. Você pode usar o FileZilla para acessar arquivos com FTP.
- Abra a pasta wp-content.
- Clique com o botão direito do mouse na pasta Uploads e clique em File Permissions.
- No campo Valor numérico , digite 744 (ou o que seu host recomendar para diretórios). Marque a caixa Recursar em subdiretórios e selecione a opção Aplicar somente a subdiretórios . Isso definirá a permissão da pasta Upload e dos subdiretórios nela como 744.
- Depois que as permissões do arquivo forem atualizadas, clique novamente com o botão direito do mouse na pasta Uploads e selecione Permissões de arquivo.
- Digite 644 no campo Valor numérico (ou o que seu host recomendar para diretórios). Marque a caixa Recursar em subdiretórios e selecione a opção Aplicar somente a arquivos . Isso definirá a permissão de todos os arquivos em sua pasta Uploads como 644.
Depois que as permissões forem atualizadas, você poderá fazer upload de imagens novamente sem ver nenhum erro.
#10: Como corrigir erros de login do administrador do WordPress?
Perder o acesso ao seu painel de administração é um grande obstáculo. Para fazer qualquer alteração em um site WordPress, você deve acessá-lo por meio do painel de administração.
Existem muitos motivos pelos quais você pode perder o acesso ao painel de administração do WordPress. Pode haver um problema com o banco de dados do seu site ou até mesmo problemas de segurança que levaram à invasão do seu site.
Se for um caso simples de você esquecer sua senha do WordPress, você pode redefini-la. O WordPress permite que você envie um e-mail de redefinição de senha para o endereço de e-mail do administrador do site.
Se você souber a senha e não conseguir fazer login, a situação pode ser mais complicada. Aqui estão alguns motivos pelos quais você pode não conseguir fazer login no painel de administração do WordPress:
10.1: Tentativas de login limitadas:
Muitos proprietários de sites usam um plug-in para limitar o número de tentativas de login que os usuários obtêm ao fazer login no painel de administração. No entanto, isso pode bloqueá-lo do painel de administração do seu próprio site.
A solução é simplesmente desabilitar o plug-in que você está usando para limitar as tentativas de login via FTP.
- Acesse os arquivos do seu site via FTP.
- Navegue até os plug-ins wp-content>
- Renomeie o plug-in que está limitando as tentativas de login.
- Tente fazer login novamente. Você deve tentar fazer login no seu painel de administração quantas vezes quiser.
10.2: Senha incorreta
Se você souber sua senha e ainda não conseguir fazer login, o problema pode ser sério. Pode ser que seu site tenha sido invadido e uma parte mal-intencionada tenha alterado o e-mail e a senha do administrador do site.
Então, como você procede neste caso?
Existe uma maneira de redefinir a senha do painel de administração via PHPMyAdmin.
- Faça login no painel do PHPMyAdmin. Você deve ser capaz de localizar o painel no cPanel do seu site. Se você não tiver acesso ao seu painel PHPMyAdmin, peça ao seu provedor de hospedagem.
- Selecione o banco de dados do seu site.
- Clique no botão Procurar ao lado do wp-users.
- Localize a linha que contém seu nome de usuário de administrador na coluna user_login . Na mesma linha, clique em Editar.
- Na linha user_pass , selecione MD5 no menu suspenso Função e insira uma nova senha no campo Valor .
Certifique-se de que o menu suspenso abaixo esteja definido como Salvar e clique em Ir.
Sua senha agora será atualizada. Você pode fazer login com a nova senha no painel de administração. Depois de fazer login, certifique-se de excluir todos os usuários administradores extras que possam ter sido criados se o site foi invadido.
Leia: Como limpar e proteger um site WordPress hackeado?
10.3: Atualização da tela de login do WordPress
Este erro basicamente atualiza sua página de login do WordPress toda vez que você tenta fazer login. Esse tipo de erro pode surgir devido a informações errôneas no banco de dados do seu site, um arquivo htaccess corrompido ou até mesmo um problema de plug-in.
Veja como você pode diagnosticar e corrigir esse problema:
- URL do site incorreto: Se o seu arquivo wp-config contiver informações incorretas do site, sua página de login simplesmente será atualizada e não prosseguirá. Você pode corrigir esse erro acessando seu arquivo wp-config.php via FTP. No arquivo, verifique se o URL do seu site está correto nas seguintes linhas:
define('WP_HOME','https://www.yourwebsite.com');
define('WP_SITEURL','https://www.yourwebsite.com');
Verifique se os URLs em ambas as linhas estão corretos. Caso contrário, você pode corrigi-los e salvar o arquivo.
- Remover arquivo htaccess: Um arquivo htaccess corrompido também pode causar esse erro. Você pode verificar isso primeiro baixando o arquivo htaccess para o seu sistema via FTP e, em seguida, excluindo-o. Salve suas configurações de permalinks assim que conseguir fazer login no seu site WordPress. Isso irá regenerar o arquivo htaccess novamente.
- Desative seus plugins do WordPress: Um plugin defeituoso pode facilmente causar esse erro de login em seu site. Você pode verificar se é um erro de plug-in renomeando a pasta do plug-in no diretório wp-content. Isso desativará todos os seus plug-ins. Agora tente fazer login novamente e veja se o problema persiste. Se você conseguir fazer login, o erro estava sendo causado por um plug-in. Comece a ativar o plugin desativado e veja qual deles bloqueia seu site novamente.
#11: Como corrigir erros de e-mail do WordPress?
Se você tiver um formulário de contato em seu site, deverá receber um e-mail sempre que ele for usado. O WordPress possui um recurso de e-mail embutido que aciona um e-mail toda vez que um formulário de contato é acionado ou outra notificação precisa ser enviada de um site WordPress.
No entanto, se você não receber um e-mail do seu site, pode ser devido a um erro com o recurso de e-mail do seu site.
O motivo mais comum pelo qual um e-mail do WordPress não é entregue é que o site não está configurado corretamente para usar a função de e-mail PHP. Por causa disso, provedores de e-mail como Gmail e outros marcam e-mails do WordPress como spam ou pior, não aceitam os e-mails recebidos em primeiro lugar.
A solução é configurar o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) em seu site WordPress. O SMTP essencialmente autentica o e-mail e, assim, garante que os e-mails do seu site sejam entregues na caixa de entrada.
Idealmente, você deve usar um plug-in para configurar o SMTP em seu site WordPress. O e-mail WP Mail SMTP é a opção mais popular nesta categoria. Você tem a opção de usar o servidor de correspondência que o host do seu site fornece para enviar e-mails do site. Como alternativa, você também pode usar uma conta do Gmail para enviar e-mails do site. Ao testar e-mails, certifique-se também de que sua caixa de entrada esteja aberta para receber e-mails corretamente. Por exemplo, ao usar aplicativos como o Mac Mail, certifique-se de limpar o cache usando ferramentas como o CleanMyMac para garantir que você esteja recebendo e-mails corretamente.
Depois de configurar o SMTP, os e-mails do seu site devem ser entregues em sua caixa de entrada com sucesso.
#12: Como corrigir os problemas de SSL do seu site?
Um certificado SSL é importante para todos os sites modernos. Além de ser um requisito de SEO, também é crucial para proteger as informações do seu site.
Seu certificado SSL pode ter problemas. Isso pode fazer com que seu site mostre mensagens de erro ou até mesmo resultar em uma queda na visibilidade da pesquisa.
Aqui estão alguns problemas de SSL que você pode encontrar e como corrigi-los:
12.1: Erro NET::ERR_CERT_INVALID
Esse erro aparece quando seu certificado SSL expirou, foi emitido para um domínio diferente ou não foi reconhecido pelo navegador.
Se você estiver vendo esse erro, o melhor curso de ação é entrar em contato com seu provedor de hospedagem. Como o certificado SSL é emitido pelo host do seu site, é melhor permitir que o provedor de serviços o corrija.
Caso você tenha instalado o certificado SSL por conta própria, é melhor obter um novo emitido por uma autoridade de certificação confiável. Você pode ir com Let’s Encrypt, uma autoridade de certificação que emite certificados SSL gratuitamente.
12.2: Problemas de conteúdo misto
Problemas de conteúdo misto ocorrem quando recursos em seu site, como imagens, folhas de estilo e outros scripts, ainda usam o protocolo HTTP inseguro.
Quando esses erros ocorrem, seu site não mostra o símbolo de cadeado na barra de URL do navegador.
Para resolver esses problemas, você pode entrar em contato novamente com o provedor de hospedagem do seu site.
Você também pode fazer isso por conta própria usando o plug-in Really Simple SSL . Este plugin pode corrigir seus erros de SSL, mas pode causar alguns problemas com a velocidade do seu site. Você pode escolher esta opção se tiver um plug-in de cache em seu site.
#13: Como corrigir ‘502 Bad Gateway’?
O erro 502 Bad Gateway é um erro estranho e ocorre quando o erro do seu site não pode responder a uma solicitação. Geralmente, é um erro temporário e é causado por pequenos problemas, como tráfego intenso ou cache.
No entanto, ainda há uma chance de que um erro mais profundo do servidor esteja causando a ocorrência desse erro. Se o seu site não for corrigido após um blip temporário, siga estas etapas de diagnóstico:
- Desativar plug-ins e temas: Um conflito de plug-in ou tema também pode causar o erro 502 bad gateway. Você pode desativar os plugins e temas via FTP e ver se o seu site carrega bem. Se isso acontecer, você pode identificar o plug-in que está causando o problema e fazer com que seu site carregue corretamente.
- Verifique o CDN e o firewall: Caso você esteja usando um CDN para otimizar a velocidade do seu site, isso pode estar causando esse problema. A solução é desativar temporariamente seu CDN e firewall. Se o seu site carregar, entre em contato com seu provedor de serviços CDN e relate o problema.
- Verifique com seu provedor de hospedagem: Entre em contato com seu provedor de hospedagem e verifique se o erro está surgindo devido a um problema do lado deles.
#14: Como corrigir erros de postagem agendada?
O WordPress oferece aos usuários a capacidade de agendar suas postagens. Esse é um recurso útil se você quiser manter um cronograma de publicação baseado em tempo.
No entanto, esse recurso pode não funcionar conforme o esperado se um plug-in ou tema estiver em conflito com ele.
A solução para esse erro é bastante simples. Você pode usar o plug-in Missed Scheduled Post para garantir que sempre que uma postagem agendada perder o horário designado, seu status seja alterado para Publicado.
O plug-in verifica seu site a cada 15 minutos para ver se uma postagem agendada perdeu a fila. Assim, suas postagens agendadas são atrasadas no máximo em 15 minutos.
Se você quiser corrigir o erro sem usar o plug-in, as etapas a seguir podem ajudar:
- Verifique o fuso horário do seu site: Se o fuso horário do seu site estiver definido incorretamente, as postagens do seu site provavelmente perderão o horário agendado. Vá para Configurações>Geral no seu administrador do WordPress e verifique se o seu fuso horário está definido corretamente.
- Limpe o cache do navegador: Um plug-in de cache configurado incorretamente também pode causar um problema com postagens agendadas. Você pode limpar o cache do navegador para ver se a postagem agendada está funcionando bem. Também é uma boa ideia verificar a documentação do seu plugin de cache e configurá-lo corretamente.
- Aumentar o limite de memória: Seu site pode estar sobrecarregado com um problema de pouca memória PHP. Você pode corrigi-lo adicionando a seguinte linha ao seu arquivo wp-config.php:
define('WP_MEMORY_LIMIT', '500M');
Você pode alterar a memória para o que atender às suas necessidades.
Em conclusão
Quando seu site cai, você corre o risco de perder visitantes e impressões. Ninguém tem paciência para o tempo de inatividade do site na era digital.
A única maneira de evitar o tempo de inatividade é entender como isso pode ocorrer em seu site WordPress. Conhecer os erros do WordPress garante que você saiba como manter seu site seguro e estável.
Um site estável garante ainda mais que o aplicativo móvel que você cria com a solução de conversão de web-to-app do AppMySite permaneça funcional. Embora você possa converter seu site em um aplicativo, o criador de aplicativos gratuito do AppMySite também permite que você crie um aplicativo sem um site.
Portanto, é vital que os proprietários de sites saibam quais são os erros mais comuns do WordPress e como corrigi-los.
